LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II



LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II

Ernâni Getirana de Lima











3ª edição





EDITORA KATAVENTO

2008



À GUISA (ou ao guisado) DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Desde menino vejo com bons olhos as manifestações da, assim chamada, cultura popular. Paralela a essa percepção, a leitura acerca do tema me proporcionou uma compreensão mais racional (sem a perda da ternura, jamais!) dessa “flor do povo”, que é sua cultura. Depois de minha tese de pós-graduação em educação, na qual abordo o problema da teoria e da prática curricular em escolas da rede estadual do município de Pedro II-PI, venho desenvolvendo alguns projetos cujo principal objetivo é pesquisar aspectos variados de nossa cultura e divulgá-los principalmente junto às novas gerações, para que conservemos vivos esses verdadeiros tesouros do povo da Terra da Opala. Hoje, mais do que em qualquer outra época da História da humanidade, faz-se necessário saber quem somos sob pena de, em assim não agindo, sermos esmagados incondicionalmente pelo rolo compressor do processo de globalização e corrermos o risco de perdermos nossa identidade cultural, nossa riqueza maior. Além desse trabalho sobre as lendas estou atualmente escrevendo sobre as manifestações afrobrasileiras. O trabalho resultante disto deverá chamar-se de “Umbanda por estas bandas”. Trata-se, pois, de um resgate histórico dessa forte tradição aos orixás nas Terras de Nossa Senhora da Conceição, para com isso dizer do peso que o catolicismo sempre teve por estas bandas. Um possível romance com o título provisório de “Boi Morto” teima em não querer sair de minha cabeça e do meu computador. Boi Morto, para quem não sabe, é o nome do primeiro garimpo de opala de Pedro II.
Nessa ceara da cultura os desafios são inúmeros, pois as fontes documentais são raras e, muitas vezes, incompletas. Basicamente o “procedimento metodológico” para relatar as lendas constou de conversas com pessoas idosas e de um posterior cruzamento dessas narrativas todas em suas muitas versões para que, assim, pudesse captar o “miolo” de cada uma delas. Eis o resultado: Lendas da Cidade de Pedro II.



Pedro II, Agosto de 1999
O Autor.





































À GUISA ( ou ao guisado) DA SEGUNDA EDIÇÃO


           
Quando, em agosto de 1999, lancei o “Lendas da Cidade de Pedro II” nunca poderia imaginar o sucesso que aquela tiragem de apenas 300 cópias pudesse vir a fazer. Graças ao livro meu nome chegou às páginas dos jornais e até à TV. Recebi convites para fazer palestras sobre as lendas em vários colégios do município e pelo menos duas das lendas chegaram até à Internet. Durante a entrevista que eu e o artista plástico Jackson Cristiano (que fez as ilustrações do livro) concedemos à repórter Alice Moreira, da TV CLUBE de Teresina, ela perguntou-me quando sairia a 2ª edição e eu ri dizendo que tão logo estivesse esgotada a 1ª. Os livros esgotaram-se em menos de um mês. Portanto essa 2ª edição já estava mais do que na hora de acontecer.
Ano passado fui procurado por um representante da escola de samba SKINDÔ de Teresina decidida a fazer seu enredo para o carnaval de 2002 baseado na História de Pedro II. O “Lendas da Cidade de Pedro II” serviu como mais uma fonte ideal de pesquisa. Emprestei meu último exemplar ao samba.
Nessa 2ª edição há mais duas histórias. A lenda da Porca do Dente de Ouro me foi contada por alunos da Unidade Escolar Diogo da Silva, do município de Milton Brandão. E uma pequena narrativa idílica sobre a lagoa de São Francisco.
Espero que com essa 2ª edição ampliada, com os desenhos do Jackson em nova diagramação, possa o agora “Lendas da cidade de Pedro II  + Uma Lenda da cidade de Milton Brandão” continuar servido de fonte de pesquisa para professores e alunos, assim como para toda a comunidade pedrossegundense.
            Saber de nossa cultura e documentá-la é algo indispensável para que as futuras gerações possam ter acesso a esse manancial que, afinal, pertence a todos nós.




Pedro II, Agosto de 2002
O autor.

































À GUISA (ou ao guisado) DA TERCEIRA EDIÇÃO


E eis que sai a terceira edição do “Lendas da cidade de Pedro II”. Após um hiato de tempo desde a segunda edição e muitas encenações, apresentações, palestras e comentários sobre nossas lendas, nesta terceira edição mantenho a mesma seqüência narrativa das histórias, embora tenha arredondado uma coisa aqui na linguagem, outra ali na forma. Reforço o que tenho dito sobre estas histórias em várias das palestras que tenho proferido ao longo desse tempo de existência do livro: essas são histórias às quais deliberadamente atribui o status de “lendas”. As pessoas gostaram e aprovaram, e assim foi e tem sido. O prazer de narrá-las só se iguala à constatação do crescente interesse de pessoas de todas as idades em torno das histórias de nosso povo. Devo confessar que meu mestrado em Políticas Públicas sob orientação da Professora Doutora Dione Moraes (Bamburristas de opala: identidade sociocultural e os desafios frente a políticas de inserção produtivas)  durante o qual contei com o apoio da FAPEPI me proporcionou novos ângulos de percepção acerca não apenas do “povo da opala” (os pequenos garimpeiros de opala de Pedro II), mas sobre esse locus chamado município de Pedro II. Há mais três livros na bala da agulha: Debaixo da Figueira de Meu Avô, Cegante e uma edição ampliada de Poemas na Pele. E isso é tudo a dizer por enquanto.


Pedro II, agosto de 2009

O Autor.












































-Para meus filhos: Rosane, Matheus e Renata
-Para meus sobrinhos: Kaline, Fernando, Lucas, Ana Luíza, Gisele, Fábio, Deusdedete Neto e agora ainda mais a Yasmim;
-Para o João Vitor

























































 Em memória:

- de meu avô materno, Epifânio Pinto Getirana (seu Bidoca), promotor de justiça, professor, comerciante, um dos primeiros a identificar a opala em nosso município. Homem de letras, leitor contumaz da boa literatura, cujo exemplo tento seguir.

- de minha tia, Josefina Getirana, enfermeira, bibliotecária e leitora assídua;

- de seu Chico Formiga e dona Sebastiana (pais espirituais) e de Belezinha (nosso eterno contador de estórias nas noites de antigamente na casa de dona Ziza Barros na ruazinha Jacob Uchôa).

- de Carlos Alberto Cordeiro.




















































AGRADECIMENTOS


- Ao artista plástico e amigo Jackson Cristiano, ilustrador desse livro;
- Aos meus pais Deusdedite e Lilita, pela força e fé em Deus de sempre;
- Aos alunos e colegas professores, pelo incentivo;
- Às crianças pedrossegundenses pela grata aceitação e interesse sobre o livro;
- À Rosa, pela paciência e incentivo;
- Ao povo de Pedro II, verdadeiro fazedor e propagador dessas lendas.























































SUMÁRIO

 

 

Um pouco de (nossa) História........................        

O que são as lendas, afinal?............................

A Sereia do Pirapora......................................       

O Cospe-Cospe..............................................         
O Cavaleiro Solitário......................................        
A Comedora de Miolo de criança....................     
Os Chora-Chora do Tamboril.........................     
O Montador de Cachorro pro Inferno..............   
A Sucuruju da Barragem................................      
A Mulher de Branco........................................      
Cama de Baleia...........................................
Sobre o autor...............................................           
Hino de Pedro II .........................................
Glossário.................................................

 






1] Dados IBGE, 2000.