4.6.10

A TENDA VISITADA EM NOITE DE CRUVIANA


Os deuses e deusas do frio não nos abandonaram. Sob uma cruviana intensa, nossa tenda foi visitada por inúmeras pessoas. Estamos felizes em poder fazer outros felizes com livros e bom papo.

VISITE A "TENDA DA CRUVIANA" - STAND 30 - FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 A 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

3.6.10

FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II 2010

Um grupo de rock de Pedro II se apresenta nesse momento no palco 2.


 A praça Domingos Mourão está muito movimentada.


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A TENDA TÁ NA PRAÇA

Alô, amigos internautas. Estamos on line da tenda da cruviana, na Praça Domingos Mourão, em Pedro II-PI, em pleno Festival de Inverno. A manhã de hoje (dia 3 de junho) foi para montar a tenda e agora, 14:16, estamos de tenda aberta, literalmente para o mundo. Quem vier a Pedro II agora, passe na Tenda.

Abraços!!!!

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1.6.10

POESIA






(fOTO: 180 Graus)


Toda rua tem seu curso
Tem seu leito de água clara
Por onde passa a memória
Lembrando histórias de um tempo
Que não acaba

(Torquato Neto)




Meu tempo
É voo de um dia
Em rota de colisão comigo mesmo
Rumo ao espelho
Do que nunca seria

(Ernâni Getirana)
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VALOR DE PI DESNUDA A CULTURA POPULAR


Foto de Vagner Ribeiro. Acesse:   http://www.vagnerribeiro.com.br/conteudo/vagner.htm

No universo da diversidade cultural do Piauí pesquisado por Vagner Ribeiro se encontra gente que desnuda linguagem poética da terra com uma grandeza singular. No musical “O Piauí Contando História”, o artista com a banda Valor de PI, consegue transpor com espontaneidade, linguagens e expressões de gente que sente o cheiro do sol, que inventa causos, que deseja o gorjeio dos sapos e que desnudam a terra de forma celestial.
A música e a dança de inúmeras e significativas manifestações folclóricas espalhadas pelo interior do Piauí pouco, ou totalmente desconhecida do público e da mídia, estão presentes no musical de forma telúrica. “ O musical é o resultado de uma pesquisa que só começou e não tem fim”, conta o artista se referindo ao passeio pelo o imaginário popular captado nas andanças e mostrado ao público com uma boa carga de lirismo.
O Piauí contando historia, é para Vagner, uma dívida que os movimentos culturais têm para com os artistas populares de significativos valores e que estão nos mais distantes rincões do sertão e não têm como mostrar suas criações.
“Em uma época em que se privilegia demasiadamente a proposta globalizante de monopólio musical, sobretudo no rádio e na televisão, nosso espetáculo desperta para alternativas de uma arte popular viva, rica de valores que compõem a identidade cultural de um Piauí real a ser descoberto, fomentado e divulgado”, resume o artista no espetáculo que mostra também música e poesia de sua autoria.
Leia o cordel filosofia de quitanda de Vagner Ribeiro no site DESENREDOS
(Texto reproduzido a partir do site do artista)



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OITAVO SALIPI


A oitava edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) e 13º Seminário Língua Viva, acontecem de 31 de maio a 6 de junho no Complexo Cultural da Praça Pedro II. Este ano, o grande homenageado será o picoense Fontes Ibiapina, e serão lembrados ainda os centenários de nascimento de Rachel de Queiroz e de morte de Joaquim Nabuco

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30.5.10

PODE, UM ABSURDO DESSE?

Professores "leigos" crescem 35% em dois anos
Dados do Inep mostram que professores sem diploma de ensino superior continuam sendo contratados para dar aulas na educação básica

Priscilla Borges, iG Brasília | 30/05/2010 08:00 (Do Portal IG)

O número de “professores leigos” no Brasil – que só concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio regular – aumentou em todas as etapas da educação básica. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454 profissionais dão aulas sem a formação adequada para alunos matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País.

Eles representam apenas 7,7% dos docentes que atuam hoje nas escolas brasileiras. O total é de 1.977.978. Mas, para os especialistas, as estatísticas são chocantes, porque, após a chamada “Década da Educação” iniciada com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, a quantidade de profissionais sem qualificação necessária para dar aulas não diminuiu e, sim, cresceu.

Em 2007, eles eram 6,3% do total de professores da educação básica. O primeiro censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para traçar o perfil desses docentes, divulgado no ano passado, mas feito com dados de 2007, revelou que 15.982 dos profissionais sem formação ideal tinham apenas o diploma do ensino fundamental. Em 2009, a mesma categoria de docentes caiu para 12.480.

Leia também

* Maioria dos professores “leigos” está no Nordeste

O problema está na crescente contratação de quem completou apenas o ensino médio regular. Em 2007, 103.341 professores brasileiros estavam nessa situação. No ano passado, eles somavam 139.974. O aumento chega a 35,4% em dois anos. O maior crescimento foi na educação infantil, em que eles representavam 16,1% do total de docentes dessa etapa em 2007 e, agora, equivalem a 19,6% do total.

Mas nenhuma etapa ficou imune a esse crescimento. Nas turmas de ensino médio do País, há 21.896 docentes que dão aulas sem diploma de nível superior ou magistério (que também seria insuficiente para assumir esse compromisso).

“É um dado para refletirmos profundamente. Temos de estranhar muito que um professor que estudou até o ensino médio dê aulas para essa mesma etapa”, afirma a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão. Para ela, a explicação para isso pode estar na falta de planejamento de estados e municípios nos processos de formação continuada dos quatros de professores.

“Um dos motivos que poderia levar a essa contratação, mas que não a justificaria, é a falta de professores de química, física e matemática. Talvez, esses professores já estejam cursando uma faculdade, mas ainda não a concluíram”, pondera. “Houve muito investimento em formação nos últimos anos. Mas a prioridade foi dada para o curso de pedagogia. Esse é um dado que pode revelar um erro nesse sentido”, analisa.
Retrato da formação dos professores brasileiros

Comparação da qualificação dos docentes da educação básica por etapa em 2007 e 2009
Inep/MEC


Qualificação, desafio antigo
Em meio a tantas discussões sobre a criação de um Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, a formação dos profissionais que cuidam da educação das crianças brasileiras se mostra um desafio. Se a legislação educacional fosse cumprida, o total de professores que não poderia dar aulas a crianças ou adolescentes brasileiros aumentaria ainda mais. Aos leigos, se juntariam os docentes sem licenciatura: 62.373 pessoas em 2009.

A LDB diz, em seu artigo 62, que a “formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal”.

Clélia acredita que muitos gestores se aproveitam de um regulamento publicado após a promulgação da LDB para continuar contratando pessoal sem qualificação adequada para a educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. Para as demais fases, “não há explicação”, segundo ela. No decreto nº 3.276, de 1999, há uma regra que torna a contratação de docentes com formação do magistério nessa fase como “preferencial” apenas.

Na opinião de César Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, a expansão na oferta de vagas na educação infantil e no ensino médio permitida após a criação do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) pode ter influenciado essas contratações. “Houve uma demanda maior por profissionais dessas fases e talvez isso explique a necessidade de recrutamento de pessoas não preparadas adequadamente. Porém, essa situação não poderia permanecer. É obrigação dos sistemas mudar isso”, afirma.

Conquistas
Apesar dessas dificuldades, os incentivos de estados, municípios e governo federal – que criou um Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no ano passado para formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores não-graduados – demonstram resultados positivos. Os dados do Censo Escolar 20009 mostram que, em dois anos, o número de docentes que atuavam na rede de educação básica e não haviam cursado licenciaturas reduziu pela metade. Em 2007, 127.877 estavam nessa condição.

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VIDEO SOBRE OPALAS DE PEDRO II

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/