29.5.10

RELEASE DA TENDA DA CRUVIANA PARA A IMPRENSA


TENDA DA CRUVIANA

Criado na década de 1850, o município piauiense de Pedro II, 195 Km da capital, Teresina, cujo nome é uma homenagem ao Imperador do Brasil, já se chamou Matões, Pequizeiro e Itamaraty, denominações por si mesmas reveladoras do que denominamos em outro lugar de pedrossegundidade.
Um fenômeno de natureza socioeconômico-cultural que tem reforçado essa ‘pedrossegundidade’, vem ocorrendo há sete anos na Terra da Opala, que também é Terra de Mulher Bonita, Terra da Água Boa, Terra da Rede, Suíça Piauiense,Terra da Cruviana: trata-se do Festival de Inverno de Pedro II.
Tido como o evento turístico do Piauí mais divulgado nacionalmente, quando, então, durante quatros dias de junho, a população da cidade de Pedro II quadruplica e a midia televisiva do Estado, dentre outras, instala seus aparatos tecnológicos para inserções ao vivo e/ou pré-gravadas que inundam todos os telejornais da capital, fazendo com que o município se torne uma vitrine cultural e de negócios, o Festival prossegue cada vez mais sólido.
É, pois, no sentido de agregar valores que o projeto ‘Tenda da Cruviana’ surge com o objetivo de divulgar a rica diversidade da cultura pedrossegundense/piauiense durante a realização do Festival de Inverno de Pedro II - 2010, a partir dos conceitos de identidade cultural e cultura local.
Para tanto na Tenda da Cruviana que ficará no stand de número 30 haverá exposições e venda de livros, CDs, artes plásticas, assim como serão realizados saraus lítero-musicais, exibição de vídeos culturais além da possibilidade de haver palestras, workshops, mesas redondas com pesquisadores e artistas.
            A Tenda se instalará na praça de eventos Domingos Mourão, stand 30, nos dias 3,4,5 e 6 de junho de 2010, contando com o apoio das faculdades Santo Agostinho, Cristo Rei e da UESPI. A tenda tem como organizador o professor, poeta, escritor e pesquisador pedrossegundense Ernâni Getirana.

TENDA DA CRUVIANA: PEDRO II PASSA PRIMEIRO POR LÁ
Blog: www.getirana.blogspot.com


"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

ENTENDA A TENDA


 HAVERÁ VENDA DE CAMISETAS, LIVROS E CDs NA TENDA DA CRUVIANA

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

26.5.10

GAROTA TENDA DA CRUVIANA: JESSYKA

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

24.5.10

TENDA DA CRUVIANA: DADOS SOBRE PEDRO II

 (Foto: B.Barros)

UM POUCO (SÓ UM POUCO MESMO) DE HISTÓRIA

Segundo Pereira (1988), o município de Pedro II teria sido fundado no final do século XVIII por João Alves Pereira que chegara por ali na companhia de seus irmãos Albino Pereira dos Santos, Abel Pereira dos Santos e do primo Antonio Pereira da Silva. Seriam todos de origem portuguesa e um de seus primeiros atos foi a construção de uma capela devotada a Nossa Senhora da Conceição, mediante a doação feita por João Alves Pereira de 1,5 Km2 de terra à Igreja. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Matões teria sido criada pela Lei Provincial nº 295, de 26 de agosto de 1851. O núcleo social ali constituído seguiu o padrão dos demais núcleos populacionais do Estado do Piauí à época, isto é, baseou-se na fazenda e na família.
Na verdade, não se vai dizer aqui que a sociedade de Pedro II, nos termos de sociedade de origem colonial, surge exclusivamente a partir desses povoadores portugueses que ali chegaram, ao final do século XVIII e que fixaram moradia no lugar por eles denominado de “Pequizeiro”. Tal visão simplória da formação das gentes piauienses não tem mais sentido. Muito provavelmente os negros fugitivos já formavam uma pequena comunidade na região de sertão conhecida como “São Luis”. Outros trazidos na condição de escravos deram início ao que hoje é o bairro “Saborá”, primeiro bairro da periferia da cidade de Pedro II, habitado por escravos ou seus descendentes, como parecem sugerir as notas de compra e venda de escravos ainda existentes em um dos cartórios locais. Desse bairro, procedem as primeiras lavadeiras e engomadeiras que serviam nas casas da elite econômica e política local. Além do que, na formação da sociedade pedrossegundense não se pode ignorar a presença indígena, cuja descendência fixou-se, sobretudo, na comunidade “Nazaré”.
A partir daí, tal sociedade seguiu um padrão conhecido de todos que a estudam. A rigidez de sua estrutura social, a concentração do poder político nas mãos de poucas famílias locais, o domínio do latifúndio, dentre outros fatores, marcaram e ainda marcam profundamente o modo de ser dos pedrossegundenses.
Fortes disputas políticas entre as, assim chamadas, “famílias tradicionais” pontuam a história desse município, na vigência do coronelismo, segundo Faoro (2004), uma prática de cunho político-social que vingou na Primeira República (1889-1930), nas cidades do interior do Brasil cujos dignitários (os coronéis) exerciam o poder em toda a plenitude da vida social, concentrando cargos, favorecendo amigos e aliados e cometendo os mais abjetos desmandos.
As práticas coronelistas que, de fato, determinavam a vida política do município, alijaram, econômica e socialmente, parte considerável da população pedrossegundense, sobretudo devido à concentração da terra, aspecto da realidade do município de Pedro II que será aprofundado no capítulo III, ao se abordar o contexto social no qual os bamburristas, de opala estão inseridos.


A Comarca Geral de primeira instância do município foi criada pela Lei provincial nº 872, de 15 de junho de 1875. Faziam parte da Comarca duas freguesias: a de Piripiri e a de Pedro II (grafado “Pedro Segundo”). A sede da segunda Comarca era a Vila de Pedro Segundo, assim consta no anexo da fala do Exmo. Dr. Raimundo Teodorico de Castro Silva, presidente da província do Piauí, na abertura da 2ª Sessão ordinária da 25ª legislatura da Assembléia Provincial do Piauí, no dia 1º de junho de 1885.


Para Pereira (1988), a economia da então vila de Pedro II baseava-se no cultivo da cana-de-açúcar (Saccharum officiarum), da qual se extraía a cachaça em cerca de sessenta engenhos espalhados pela região.
Além da cana-de-açúcar, produzia-se na província de Pedro II, àquela época, milho (Zea mays), mandioca (Manihot esculenta), feijão (Phaseolus vulgaris) e arroz (Oryga sativa) e extraia-se cera de carnaúba (Copernica Cerífera). O rebanho de gado vacum apenas movimentava um pálido comércio de couro e de sola. Nenhuma menção é feita aos demais rebanhos caprino, eqüino, ovino e suíno.
Antes de fazer parte da Comarca Geral, pela lei supracitada (Lei provincial nº 872, de 15 de junho de 1875), a Vila de Pedro II chamara-se “Matões” e pertencia à freguesia de Piracuruca. A povoação foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial nº 295, de 22 de agosto de 1851, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, com os seguintes limites:
pela parte do Norte: toda a serrinha Pé da Serra, Curral Queimado, Chiminguar, Vereda e volta; pelo lado Leste – São João dos Matos, Veado, Monte Alegre, Ponta da Serra, lapa, Chapada e Sítio; pelo Sul: o Sobrado, Alagoas, Macacos, Buriti do Meio, Porteiras, Caraubas, Ininga; e pelo Poente – todas as terras das Cascondas, Olho D’ Água da Pedra e canto; e para a Serrinha do ponto de partida do círculo limítrofe (CASTRO SILVA, 1885 apud PEREIRA, 1988, p. 51).
Em 14 de agosto de 1854, a povoação Matões é elevada à categoria de vila, pela Lei provincial nº 367. A inauguração, porém, só ocorreu a 25 de agosto de 1855, com o nome de “Vila de Pedro Segundo” (que continuava a fazer parte da comarca de Parnaíba). Os limites anteriores da freguesia são mantidos. A Serra dos Matões passou a fazer parte do patrimônio da municipalidade pela Lei provincial 384, de 14 de dezembro de 1855. Em 28 de dezembro de 1889, a vila e o município de Pedro II voltam a se chamar Matões. Em 21 de fevereiro de 1891, a Vila passa à categoria de cidade com o nome de Itamarati, em homenagem ao Palácio da Presidência da República. Finalmente, pela Lei nº 641, de 13 de julho de 1911, até a presente data, a cidade passou a chamar-se Pedro II, em homenagem ao imperador do Brasil.
A sede do município (Fig. 2) localiza-se a 4º 25’ 18” de Latitude Sul e a 41º 27’ 34” de Longitude W, Gr., a uma altitude média de 550 m a 209 Km da capital do Estado. Pertencente à Bacia do Parnaíba, a hidrografia do município consiste de pequenos cursos d´água: Corrente, Matos, Capivaras, Parafuso e os olhos d´água Pirapora, Bonsucesso, Sucuruju, Bananeiras e Buritizinho, além dos açudes Mamoeiro e Joana.
Os primeiros relatos sobre o município de Pedro II não fazem nenhuma menção à existência da opala ou de qualquer outra gema ou minério. A opala, como se verá mais adiante, só seria encontrada acidentalmente na década de 1950.
Conhecido em outras épocas como “Terra do Clima Bom”, “Terra da Rede”, “Terra da Água Boa”, “Suíça Piauiense” e desde dezembro de 2007, como “Primeira Maravilha do Piauí”, nenhuma outra alcunha, entretanto, tem sido tão marcante para o município de Pedro II como a de “Terra da Opala”. A opala tem feito a riqueza de poucos, a desgraça de alguns e não tem mudado o estado de pobreza, e mesmo de miséria, de boa parte dos pedrossegundenses. O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do município é de 0,605 (PNUD, 2000). O fato de ser a “Terra da Opala”, não a isenta das mazelas sociais que assolam a grande maioria dos mais de 5.500 municípios brasileiros, como também faz pensar sobre as razões pelas quais elas persistem e, mais especificamente, porque os bamburristas sofrem tanto as agruras da pobreza material, quanto são eclipsados no espaço social pedrossegundense, em um processo de invisibilidade social.


O OUTRO LADO DA HISTÓRIA QUE AINDA NÃO FOI CONTADA

Na verdade, não se vai dizer aqui que a sociedade de Pedro II, nos termos de sociedade de origem colonial, surge exclusivamente a partir desses povoadores portugueses que ali chegaram, ao final do século XVIII e que fixaram moradia no lugar por eles denominado de “Pequizeiro”. Tal visão simplória da formação das gentes piauienses não tem mais sentido. Muito provavelmente os negros fugitivos já formavam uma pequena comunidade na região de sertão conhecida como “São Luis”. Outros trazidos na condição de escravos deram início ao que hoje é o bairro “Saborá”, primeiro bairro da periferia da cidade de Pedro II, habitado por escravos ou seus descendentes, como parecem sugerir as notas de compra e venda de escravos ainda existentes em um dos cartórios locais. Desse bairro, procedem as primeiras lavadeiras e engomadeiras que serviam nas casas da elite econômica e política local. Além do que, na formação da sociedade pedrossegundense não se pode ignorar a presença indígena, cuja descendência fixou-se, sobretudo, na comunidade “Nazaré” .
A partir daí, tal sociedade seguiu um padrão conhecido de todos que a estudam. A rigidez de sua estrutura social, a concentração do poder político nas mãos de poucas famílias locais, o domínio do latifúndio, dentre outros fatores, marcaram e ainda marcam profundamente o modo de ser dos pedrossegundenses.
Fortes disputas políticas entre as, assim chamadas, “famílias tradicionais” pontuam a história desse município, na vigência do coronelismo, segundo Faoro (2004), uma prática de cunho político-social que vingou na Primeira República (1889-1930), nas cidades do interior do Brasil cujos dignitários (os coronéis) exerciam o poder em toda a plenitude da vida social, concentrando cargos, favorecendo amigos e aliados e cometendo os mais abjetos desmandos.
As práticas coronelistas que, de fato, determinavam a vida política do município, alijaram, econômica e socialmente, parte considerável da população pedrossegundense, sobretudo devido à concentração da terra, aspecto da realidade do município de Pedro II que será aprofundado no capítulo III, ao se abordar o contexto social no qual os bamburristas, de opala estão inseridos.
A Comarca Geral de primeira instância do município foi criada pela Lei provincial nº 872, de 15 de junho de 1875. Faziam parte da Comarca duas freguesias: a de Piripiri e a de Pedro II (grafado “Pedro Segundo”). A sede da segunda Comarca era a Vila de Pedro Segundo, assim consta no anexo da fala do Exmo. Dr. Raimundo Teodorico de Castro Silva, presidente da província do Piauí, na abertura da 2ª Sessão ordinária da 25ª legislatura da Assembléia Provincial do Piauí, no dia 1º de junho de 1885, reproduzida por José Eduardo Pereira:

A Vila de Pedro 2º, sede da Comarca, está situada em terreno acidentado, acha-se cercada de serrotes e outeiros pedregosos, de algumas serras frescas, pouco extensas, o que faz constituir a variedade de seu clima, em geral muito ameno e agradável. O solo, por conseguinte, divide-se em duas partes distintas, montanhosa e sertaneja, sendo aquela muito fresca, produtiva e coberta de matos, e esta, cortada de ribeiros que só correm pelo inverno, de tabuleiros e serrotes, e de excelentes pastagens (CASTRO SILVA, 1885 apud PEREIRA, 1988, p. 51).

Para Pereira (1988), a economia da então vila de Pedro II baseava-se no cultivo da cana-de-açúcar (Saccharum officiarum), da qual se extraía a cachaça em cerca de sessenta engenhos espalhados pela região.
Além da cana-de-açúcar, produzia-se na província de Pedro II, àquela época, milho (Zea mays), mandioca (Manihot esculenta), feijão (Phaseolus vulgaris) e arroz (Oryga sativa) e extraia-se cera de carnaúba (Copernica Cerífera). O rebanho de gado vacum apenas movimentava um pálido comércio de couro e de sola. Nenhuma menção é feita aos demais rebanhos caprino, eqüino, ovino e suíno.
Antes de fazer parte da Comarca Geral, pela lei supracitada (Lei provincial nº 872, de 15 de junho de 1875), a Vila de Pedro II chamara-se “Matões” e pertencia à freguesia de Piracuruca. A povoação foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial nº 295, de 22 de agosto de 1851, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, com os seguintes limites:

pela parte do Norte: toda a serrinha Pé da Serra, Curral Queimado, Chiminguar, Vereda e volta; pelo lado Leste – São João dos Matos, Veado, Monte Alegre, Ponta da Serra, lapa, Chapada e Sítio; pelo Sul: o Sobrado, Alagoas, Macacos, Buriti do Meio, Porteiras, Caraubas, Ininga; e pelo Poente – todas as terras das Cascondas, Olho D’ Água da Pedra e canto; e para a Serrinha do ponto de partida do círculo limítrofe (CASTRO SILVA, 1885 apud PEREIRA, 1988, p. 51).



 APOIO: Faculdade Santo Agostinho e Faculdade Cristo Rei

TENDA DA CRUVIANA NO FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II 2010

Fotos: Sebrae

TENDA DA CRUVIANA
Criado na década de 1850, o município piauiense de Pedro II, 195 Km da capital, Teresina, cujo nome é uma homenagem ao Imperador do Brasil, já se chamou Matões, Pequizeiro e Itamaraty, denominações por si mesmas reveladoras do que denominamos em outro lugar de pedrossegundidade.
Um fenômeno de natureza socioeconômico-cultural que tem reforçado essa ‘pedrossegundidade’, vem ocorrendo há sete anos na Terra da Opala, que também é Terra de Mulher Bonita, Terra da Água Boa, Terra da Rede, Suíça Piauiense...Terra da Cruviana: o Festival de Inverno de Pedro II.
Tido como o evento turístico do Piauí mais divulgado nacionalmente, quando, então, durante quatros dias de junho, a população da cidade de Pedro II quadruplica e a midia televisiva do Estado, dentre outras, instala seus aparatos tecnológicos para inserções ao vivo e/ou pré-gravadas que inundam todos os telejornais da capital, fazendo com que o município se torne uma vitrine cultural e de negócios, o Festival prossegue cada vez mais sólido.
É, pois, no sentido de agregar valores que o projeto ‘Tenda da Cruviana’ surge com o objetivo de divulgar a rica diversidade da cultura pedrossegundense/piauiense durante a realização do Festival de Inverno de Pedro II - 2010, a partir dos conceitos de identidade cultural e cultura local.
Para tanto a Tenda da Cruviana realizará exposições de artes plásticas, saraus lítero-musicais, exibição de vídeos culturais, no espaço “Tenda da Cruviana”, localizado na praça de eventos Domingos Mourão e de natureza sociocultural, durante a realização do Festival-2010; divulgará na mídia local/estadual (internet, inclusive) manifestações culturais (e seus artistas) pedrossegundenses/piauienses; lançará livros, discos, fanzines, objetos de arte e artesanato etc. de autores/artistas pedrossegundenses/piauienses; fomentará o conceito de marketing inteligente com a publicização das marcas do(s) patrocinadore(s)/apoiadore(s) do espaço “Tenda da Cruviana”; e, possivelmente, oferecerá ao público a possibilidade de participar de palestras, workshops, mesas redondas com pesquisadores e artistas.
            A Tenda se instalará na praça de eventos Domingos Mourão, dias 3,4,5 e 6 de junho de 2010 e tem como organizador o professor, poeta, escritor e pesquisador pedrossegundense Ernâni Getirana.

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

PIPIU E FRAJOLA CORRENDO FEITO LOUCOS PARA A TENDA DA CRUVIANA








"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

GAROTA TENDA DA CRUVIANA: JOANA




Gotas de água
como frutos maduros
do reino das sereias

Sua fonte
é minha fome
que é outra forma
de comê-las


"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

TENDA DA CRUVIANA: I WILL BE THERE!!!!!!!

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

REVELAÇÃO, DE CLODÔ E CLÉSIO (Piauienses)



"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

23.5.10

DURANTE VIDEOCONFERÊNCIA COM AUTORES AFRICANOS

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

A vida que veio do computador: como os cientistas criaram a célula sintética


Fonte: IG
"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

GAROTO "TENDA DA CRUVIANA": DAVID LUCCA

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

GAROTA "TENDA DA CRUVIANA": REJANE


"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

PASSANDO O SOM



 Aquecendo a voz e o violão para dividir o palco com Zeca Baleiro durante o Festival de Inverno de Pedro II

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/