6.8.09

6 DE AGOSTO: HÁ 64 ANOS UMA BOMBA ATÔMICA EXPLODIA SOBRE O JAPÃO




Agosto é o mês do Japão recordar um dos dias mais tristes de sua recente história, a bomba atômica jogada pelos EUA, em Hiroshima e Nagasaki, causando muito sofrimento e destruição.

No dia 6 de Agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a cidade japonesa de Hiroshima foi covardemente bombardeada pela força aérea dos Estados Unidos. Três dias mais tarde a mesma desgraça aconteceria em Nagasaki, cidade situada na ilha de Kyushu, uma das menores do Japão. O objetivo, segundo os próprios americanos, era forçar os japoneses a se renderem, no entanto, o que ficou bem claro era que ambos os ataques era nada mais que uma demostração de força e superioridade militar do Estados Unidos.

O som emitido pela bomba, chamada de “Little Boy”, lançado pelo Bombardeiro B-29 Enola Gay, pilotado pelo coronoel Paul Tibbets Jr., matou mais de 250 mil pessoas somente em Hiroshima, pôde ser escutada das cidades vizinhas. Tudo, num raio de dois quilômetros, foi impiedosamente destruído, desde a vegetação até casas e prédios. Em Nagasaki, os danos humanos e materiais foram tão horríveis quanto em Hiroshima, foram mortos, nessa cidade, mais de 50 mil pessoas e aproximadamente 30 mil ficaram feridas.

A radioatividade emanada da explosão da bomba se espalhou provocando chuvas ácidas, contaminação do solo, lagos, rios. Pessoas, como o senhor da foto acima, tiveram seus corpos completamente queimados pelos calor da radiação.

Hoje, 63 anos depois da bomba, Hiroshima se transformou numa cidade moderna, grandiosa, arborizada, movimentada, como uma cidade qualquer. Porém, as marcas deixadas naquele trágico dia continuam muito vivas dentro de cada japonês em Hiroshima.

Quem vai a Hiroshima não pode deixar de visitar o Memorial da Paz, um dos locais mais visitado do Japão, que além de servir como acervo histórico e cultural também soa como um pedido para que maldades como essa não voltem a acontecer.

(Retirado da Internet - blog Do Japão, agradeço ao blog)

LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO DE LUXO. EM BREVE. GARANTA LOGO O SEU EXEMPLAR.

3 comentários:

Luiz Alberto Machado disse...

Maravilha, meu amigo, muito bom seu espaço!!! Parabens. Indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Abraçãp & tataritaritatá!!!!!
www.luizalbertomachado.com.br

Anônimo disse...

Os Eua são sujos e covardes!!! Sua riqueza é medíocre, destrutiva!!! Conseguida com mortes, sangue, guerras, destruição do meio ambiente!!!

Anônimo disse...

Os EUA sao covardes... Enquanto nos trabalhamos eles so fazem merda enquanto comem um cheeseburger...