22.5.10

O DIA do TOURO




"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

Toureiro atingido por chifrada passa bem após 2ª cirurgia


MADRI - O toureiro espanhol Julio Aparicio sofreu graves ferimentos após levar uma chifrada que entrou pelo pescoço e saiu pela boca na praça de touros de Las Ventas, em Madri. Ele passa bem após a segunda cirurgia pela qual passou em seis horas.
Ainda não há boletim médico oficial, mas os médicos que o atenderam disseram a pessoas próximas que a operação foi muito trabalhosa, e é preciso esperar a evolução nas próximas horas, mas as expectativas são muito boas. 
(Estadão)

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

MORRO DO GRITADOR (Pedro II - PI)

(Foto: B. Barros)
Morro do Gritador, imagem deslumbrante conforme observei com atenção e minúcia quando estive em Pedro II com o meu primo Cajé.


Nativa
Natura
Natureza coberta
De véu
Nuvens que passeiam
Nuvens que beijam
Mãos que tocam
O céu.

R. Horácio  (SamPa)
05/10



"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

21.5.10

O QUE SÃO AS LENDAS, AFINAL?

 

"Cama de Baleia", uma das 9 lendas da cidade de Pedro II pesquisada por mim

Contar histórias é uma das práticas mais antigas da humanidade. Desde que começaram a gesticular e a produzir sons através do aparelho respiratório os seres humanos desataram a contar histórias. O que é uma história senão uma versão muito particular (e rica em detalhes) de um acontecimento onde acrescentamos algo que não aconteceu exatamente assim, mas que poderia ter acontecido assado? Ou cru mesmo?

Brincadeira não tão à parte, as lendas brotaram de algumas dessas histórias. E como toda boa história ninguém sabe bem quem foi seu primeiro contador. Mas é certo que quem conta uma lenda a ouviu da boca de outra pessoa que por sua vez ouviu de outra e assim por diante. Se não ouviu, leu. E se não leu, escreveu. Aliás, escreveu, não leu, o pau comeu.

As lendas são narrativas orais (faladas) que alguém pode, eventualmente, passar para o papel, isto é, escrever. E ao fazer isso o escritor estará dando sua contribuição para a pesquisa que as futuras gerações poderão vir a fazer e, assim, manter viva a memória popular através dos tempos. O que em nada invalida as histórias orais que continuam atravessando os tempos e os espaços magnificamente. Aja fôlego.

Uma lenda é uma narrativa (uma história) contada por pessoas que vivem em um determinado lugar e numa determinada época e cujas histórias coletivas vão passando de geração em geração. Toda lenda gira ao redor de um personagem central que realiza um determinado designo (tarefa) para obter algum resultado.

Uma diferença básica entre lenda e mito é que a narrativa lendária tem um espaço (onde) e um tempo (quando) bem definidos. Já o mito é atemporal. Um mito também pode ser engendrado a partir de várias lendas.

Conhecer e valorizar as lendas de nossa comunidade, de nossa gente pode tornar-se algo muito prazeroso e gratificante, pois além de as lendas serem, num certo sentido, espelhos onde nossas fantasias, medos, sonhos e desejos são projetados elas nos ajudam a manter nossa cultura viva. E em tempos bicudos de globalização essa é uma atitude indispensável, ao lado de outras, para nos firmarmos/afirmarmos como cidadãos e como pessoas humanas que podem, sim, muito bem abrir/manter um diálogo com nossa ancestralidade e, conseqüentemente, com nossa posteridade. Afinal, nós passamos e as lendas, ah... as lendas permanecem.


Ernâni Getirana

GAROTA TENDA DA CRUVIANA: LUANA

20.5.10

DIVULGAÇÃO


PEDRO II: TEM OPALA, OURO E DIAMANTE.

            Quem chega à cidade de Pedro II e passa pelo seu belo portal e ler: “PEDRO II – Terra da Opala”, não imagina que lá tenha também, ouro e diamante. A informação do portal deixa a desejar, já que o lema da cidade é: “Terra da Rede e da Opala”. Quem chega também não tem ideia que lá, segundo o IBGE/2009, tenha 37.850 habitantes pedrossegundenses, como reza seu gentílico. Dentro da mesorrigião centro norte piauiense e microrregião Campo Maior, Pedro II dista 220 quilômetros da capital, Teresina. Seus 603 metros de altitude a fazem de clima gostoso, até meio frio nas lindas noites de céu sempre estrelado. Sobretudo, quando comparada ao calor de Teresina. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD[1]/2000 - seu Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é 0,605. Foi nesta cidade de Pedro II que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de Maio, o primeiro encontro intermunicipal da Rede de Educação no Piauí – RECID-PI no ano de 2010.
            Com o tema: “(Re) Construção do Saber na Convivência do Ser”, sob a Tenda do Acampamento do Saber, nas amorosas e aconchegantes dependências da Fundação Santa Ângela, parceira de todas as horas da RECID-PI, vivenciamos uma inesquecível troca de saberes e experiências. Para que pudéssemos trocar estes diversos saberes, já que as diversidades étnicas, raciais, geracional e de gênero também eram grandes, nos multiplicamos em três oficinas.
a)      A primeira oficina, propunha dialogar sobre o saber nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs;
b)      A segunda oficina, quis dialogar sobre o saber no ser jovem;
c)      E a terceira oficina, se desafiou a debater sobre o saber nas relações sociais de gênero.   
A programação previa também uma oficina sobre sistematização, mas por motivos práticos foi cancelada, tendo inclusive o entendimento que este tema perpassa por todas as oficinas. Foi-me atribuída à tarefa de apresentar para todo o coletivo uma reflexão sobre o saber no Programa Nacional de Formação – PNF – da RECID. Foi assim que pudemos refletir sobre nossa caminhada e dialogar sobre o saber:
 Escutar, olhar e ver, esperar, construir relações humanizadoras, conhecer e conhecer-se, sonhar, caminhar, se organizar, dialogar, planejar, fazer com, avaliar, fazer gestão compartilhada, sistematizar, viver a mística da militância e da poesia, etc.
Predominava no grupo o público jovem. São principalmente do Piauí, da região de Pedro II, mas tem também do Ceará, do Pernambuco e da Bahia. Ouso dizer que são discípulos e discípulas de Irmã Celina, que, aos oitenta anos, mais parece uma adolescente. Apaixonada pela vida, pela educação popular e pelo reino de Deus que, segundo ela, precisa acontecer aqui. Irmã Celina coordena a Fundação Santa Ângela e é, por isso, uma mulher apaixonante. A partir da Escola Familiar Agrícola – EFA – é radical na garantia de uma educação de qualidade. Libertadora e que promova a conscientização. Prepare a juventude para a vida e não somente para exercer uma profissão, diz ela.
Um momento de grande aprendizado foi à exposição e depois o debate com o professor Carlos que nos levou a uma viagem no tempo, olhando primeiro da janela de cada um (a) e depois olhando juntos, a velocidade das mudanças nos processos de vida. A partir das invenções, dos recursos tecnológicos, as influências dessas mudanças no dia a dia da gente. Principalmente as informações que, a partir de Gutenberg, com a invenção da imprensa, revolucionou estes processo e mexeu com interesses das classes dominantes. Falamos do avião, do rádio, da televisão, do computador e da internet... Foi um lindo momento de reflexão sobre o tal progresso e os saberes.
A proposta final da programação e dos coordenadores, o Educador Antonio Carvalho e a educadora Rosinha, ambos da Fundação Santa Ângela, era construirmos, cada um dos três grupos de cada oficina, uma carta pedagógica que serão lidas no próximo encontro intermunicipal, que será na região de picos. Assim, com muita amorosidade, à luz do Projeto Político Pedagógico da RECID, fiel a seus princípios e diretrizes, em sintonia com o Programa Nacional de Formação – PNF -, vivemos em Pedro II momentos mágicos de troca de saberes. A metodologia e a disciplina dos educadores que organizaram e do coletivo todo, possibilitou um avanço. Principalmente nos mostrou que é possível fazer educação popular. Ficou implícito, se não claro, que a informação do portal da cidade precisa ser atualizada. Pedro II tem sim Opala, mas tem também ouro e diamante. Seu povo, seus militantes, homens e mulheres, sobretudo, sua juventude, que pouco tem que ver com quantos aniversários se comemorou, são esse ouro e esse diamante.








Brasília, 19 de Maio de 2010.

João Santiago, Poeta e Militante.  


[1] O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem cerca de 180 projetos em andamento no Brasil, o que o coloca entre um dos maiores do mundo. As prioridades da agência no país estão nas áreas de governança democrática, redução da pobreza, tecnologia da informação, políticas de energia e meio ambiente e combate à Aids.


"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

19.5.10

STANLEY JORDAN E ARMANDINHO DETONANDO TUDO!!!!!


"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II 2010


Programação Nacional
Local: Praça Manoel Nogueira Lima - (Praça da Bonelle)
DIA 3 de Junho (Quinta)
21h – Solenidade de Abertura
21h30 – Ensaio Vocal canta “ CHICO BUARQUE”.
23h – Fernanda Takai e Banda
DIA 4 de Junho (Sexta)
21h30 – Brazilian Blues Band
23h – Zeca Baleiro e Banda
0h45 – Therêgroove
DIA 5 de Junho (Sábado)
21h - Jam Session com Sérgio Donato e Sérgio Matos
22h – Stanley Jordan Trio com Armandinho Macêdo
23h40 – Maria Rita e Banda
DIA 6 de Junho (Domingo)
20h – Roraima Power Sample Trio
21h40 – Show MUITO TUDO com Carol Costa, Anderson Nóbrega e Banda
Praça Domingos Mourão



"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

OLHAR DE POESIA



Idílio de olhar perdido
Encanto de morena
Cabelos negros
Oculto no corpo
Agradável.

És tu que procuro
Eis aí
O meu futuro.

Paixão oculta
Amar sem destino
Sem tempo
Presente puro.



horáciolima
sampa/05/10 

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

CÓDIGO DE PROPRIEDADE DO MATADOURO PÚBLICO de PEDRO II




O médico veterinário,Robertino Farias, após muita insistência como profissional da área, consegue fazer com quo  o Código de Propriedade do Matadouro Público de Pedro II - PI (Nº 2207900541) seja efetivado. Há mais de 25 a Lei existia através do Código de Postura, mas somente agora o matadouro está liberado para receber e proceder ao corte de carne de qualquer parte do Brasil, afirma Robertino. Em outras palavras, a partir de agora, o matadouro de Pedro II existe oficialmente para o Brasil e para o mundo, diz. Nós, pedrossegundenses estamos de parabéns, e nossa saúde agradece. O Dr. Robertino Farias, é natural de Pernambuco, onde cursou medicina veterinária, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, aonde chegou aqui em Pedro II, no final de 1988, que de forma merecida, ganhou o título de CIDADÃO DE PEDRO II.



"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

18.5.10

TENDA DA CRUVIANA: STAREY LÁ

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

TENDA DA CRUVIANA: I WILL BE THERE!!!!!!!

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

17.5.10

ENTENDA A TENDA



Para tanto a Tenda da Cruviana realizará exposições de artes plásticas, saraus lítero-musicais, exibição de vídeos culturais, no espaço “Tenda da Cruviana”, localizado na praça de eventos Domingos Mourão e de natureza sociocultural, durante a realização do Festival-2010; divulgará na mídia local/estadual (internet, inclusive) manifestações culturais (e seus artistas) pedrossegundenses/piauienses; lançará livros, discos, fanzines, objetos de arte e artesanato etc. de autores/artistas pedrossegundenses/piauienses; fomentará o conceito de marketing inteligente com a publicização das marcas do(s) patrocinadore(s)/apoiadore(s) do espaço “Tenda da Cruviana”; e, possivelmente, oferecerá ao público a possibilidade de participar de palestras, workshops, mesas redondas com pesquisadores e artistas.
            A Tenda se instalará na praça de eventos Domingos Mourão, dias 3,4,5 e 6 de junho de 2010 e tem como organizador o professor, poeta, escritor e pesquisador pedrossegundense Ernâni Getirana.
            Dito isso, gostaríamos de expor material desta instituição de cultura da Tenda da Cruviana, como forma de contribuirmos com a divulgação de nossa rica de nossa terra e do estado do Piauí.
            No máximo até a próxima semana passaremos por esta instituição para recolhermos o material a ser exposto na Tenda durante o 7º Festival de Inverno de Pedro II.
            Cordialmente, Ernâni Getirana

TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/
"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/
"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/

16.5.10

COISAS PARA SE COMER COM OS OLHOS

"TENDA DA CRUVIANA" - Pedro II passa primeiro aqui. FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II -3 1 6 DE JUNHO 2010. http://cruvianadepedroii.blogspot.com/