10.3.09

COMENTÁRIO DE MIRIAM LEITÃO SOBRE COMO VÃO AS PERNAS DA ECONOMIA BRASILEIRA NESSA CRISE

http://getirana.blospot.com

SERÁ QUE VAI CHOVER?



Quero-te nuvem
Calma mancha errante no céu azulado

Quero-te do meu lado molhado
De sonho e poesia

Quero-te nu a vem!
Mas que homem não quereria?

http://getirana.blospot.com

MY SWEET VAMPIRE


http://getirana.blospot.com
(Desenhado com carvão vegetal e óleo cru na parede de um ex-banheiro e fotografado por Ernâni Getirana)

ESTRIPULIAS DE ROSA DOIDA


http://getirana.blospot.com

A tendendo a pedidos, coloco um pedacinho do meu livro para os leitores matarem a saudade!!!!

CAPA DO MEU LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II"


http://getirana.blospot.com

Recebi e-mails de umas alunas do colégio Anglo, de Teresina, que queriam adquirir meu livro "Lendas da Cidade de Pedro II", após um comentário feito, acho, pelo professor Romero (meu amigo) ou Cinéas Santos (outro chapa). Bem, não tenho nem mais um para remédio. As duas edições do livrinho estão esgotadas. Espero reeditá-lo pela terceira vez. Agora, será uma edição de luxo, bem arrumadinha. Os desenhos, claro, serão do amigo Jackson Cristiano, a quem rendo minhas homenagens.

AS MUDANÇAS DE OBAMA

"Vamos acabar com o veto ao financiamento federal das promissoras pesquisas com células-tronco embrionárias. Vamos apoiar vigorosamente os cientistas que fazem esse tipo de pesquisa. E vamos fazer a América liderar o mundo nas descobertas que ela (a pesquisa) pode um dia produzir", disse Obama numa cerimônia na Casa Branca, em Washington, cercado de cientistas (entre os quais 10 ganhadores do Prêmio Nobel), legisladores e pacientes em cadeiras de rodas. Obama reconheceu que o apoio a esse tipo de estudo é polêmico, que há gente séria que se opõe às pesquisas, mas disse que a maioria dos americanos está a favor da ciência e dos possíveis benefícios que essa linha de investigação pode trazer para a humanidade. Em seu discurso, Obama deixou claro que o governo norte-americano é a favor da clonagem humana (usando células-tronco) apenas para fins terapêuticos e é totalmente contra a clonagem reprodutiva. Ainda restam algumas limitações a estudos que trabalhem diretamente com embriões humanos, mas essas restrições são da alçada do Congresso dos Estados Unidos, que poderá nos próximos meses rever a legislação sobre o tema.
(Fonte: FAPESP)
http://getirana.blospot.com

TRECHO DE "CHICO COTIA"

Austregésilo Pafunço, um amigo de longa data, era quem escrevia aquele desabafo em tom shakespeareano. O outro ia abrindo as entranhas de seu coração até não mais poder. A carta continuava nesse tom melancólico e tinha agora páginas e mais páginas de um desabafo contundente. Para se entender, porém, como Chico Cotia via o mundo e, principalmente, como alguém tão alegre como ele tornara-se aquele homem acabrunhado e sorumbático no fim da vida, é preciso que se comece a contar sua história pelo começo. Melhor dizendo, é preciso se imaginar como ele mesmo via a si e a vida.

(Trecho inédito do Meu livro de contos).
http://getirana.blogspot.com

MINERAL E VEGETAL


http://getirana.blospot.com
(Foto: Ernâni Getirana).

ANIMAL E MINERAL


http://getirana.blospot.com

(Foto: Ernâni Getirana).

ANIMAL, VEGETAL E MINERAL


http://getirana.blospot.com

(Foto: Ernâni Getirana)

UNA PALOMA BLANCA


http://getirana.blospot.com


Flash e água e ... !

(Foto: Ernâni Getirana).

ESTUPRO E EXCOMUNHÃO

Não sou religioso --e, ainda por cima, sou judeu. Talvez não seja o indivíduo mais recomendado para comentar a decisão da Igreja Católica de excomungar a mãe da menina de nove anos em Pernambuco e os médicos que fizeram o aborto --a menina, de 9 anos, estava grávida do padrasto. A excomunhão me parece um segundo estupro.

Apesar de discordar, posso entender que a Igreja condene o aborto. Até, fazendo força, entendo que condenem um padre, parlamentar do PT, que defendeu o uso da camisinha. São posições arcaicas e, na minha visão, prejudiciais à saúde pública, mas se inserem em princípios.

O que não consigo entender é por que estão humilhando e fazendo sofrer ainda mais a mãe da menina grávida, já condenada a um drama familiar --um sofrimento que se estende para a garota, que fica como filha de uma excomungada. Quem conhece a religiosidade do interior do Nordeste sabe o peso disso.

Faltou aí não só bom senso, mas humanidade. Duvido que essa seja a opinião da maioria dos católicos.

Autor do artigo: Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.






http://getirana.blospot.com

MEUS QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS, ASSISTAM A ESTE TRAILER. Depois a gente conversa. Rs








http://getirana.blospot.com

9.3.09

BLOG DO GETIRANA: BAMBURRISTAS FROM PEDRO II

BLOG DO GETIRANA: BAMBURRISTAS FROM PEDRO II

http://getirana.blospot.com

BAMBURRISTAS FROM PEDRO II

Bamburristas of opal gem from Pedro II (Piauí state, Brazil), a social group that for sixty years makes up the base of the productive chain of opal gem, build and renegotiate their sociocultural identity, as small opal miners, into a historical process of social invisibility. On this dissertation, approach mechanisms and factors that contribute for the invisibility of these social actors, aim at understand how they are seen and see themselves in the sphere of the Local Production System - LPS Opal, established in 2005. In fact, the drawing of that policy of production insertion seems to lack legitimacy to the bamburristas, before their financial and symbolic benefit face to the other links that articulate themselves into the sphere of the activities related to the production of that gem. On an approach of imprint quality, the fieldwork was based on the direct observation and, from thirteen semi-structure interviews, covering the various segments from the productive chain of opal gem, in Pedro II, it was made use of the content analysis enriched by documentary and bibliographic researches. Despite the historical process of social invisibility of the subjects researched, it was found that they talk and negotiate with other segments of the LPS Opal, in the reconstruction of identity process, from their opal miner practices and the opal mining as a physical and symbolic space. Thus, they anchor themselves in their own experience and collective memory to face the pressure from the other groups that claim the role in the history of opal in Pedro II.



http://getirana.blospot.com

CONVERSA


http://getirana.blospot

MAS É MELHOR O MORMAÇO QUE O CÉU AZUL SEM CHOVER (Raimundo Fagner)

http://getirana.blospot.com

O "TOMBAMENTO" DO CLUBE 11 DE AGOSTO


(Foto: Beto Barros)

Em um poema meu antigo, eu fazia uma brincadeira com o Clube 11 de agosto no qual dizia que ele deveria se chamar "Clube de 11 Desgostos". À época a agremiação servia apenas para engordar os bolsos de alguns que o surrupiavam sem dó, como fazem com as prostitutas os bandidos e malandros de plantão.
Agora nem isso. Velho e literalmente vindo ao chão, o prostituído Clube 11 de Agosto vira lama (devido à chuva). Retrato de uma sociedade que não cuida de si mesma. Isso não é apenas penoso, é imoral, sobretudo!!!!








http://getirana.blospot.com

ESSA É PARA RIR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


http://getirana.blospot.com

E QUEM FOI QUE DISSE QUE O CARNAVAL ACABOU? ESTÁ AÍ A YASMIM PARA DESMENTIR!!!!




http://getirana.blospot.com

É MELHOR O MORMAÇO QUE O CÉU AZUL SEM CHOVER (Fagner)



(Tomada da Serra dos Matões em tarde de chuva. 3/2009).

http://getirana.blospot.com

8.3.09

OS TRÊS AMIGOS: PAULO, VICTOR E DEUSDETE




O trio em visita à minha casa, para conversarmos sobre Física Quântica!!!! 8/3/2009
http://getirana.blospot.comica

ELAS NO DIA DELAS




http://getirana.blospot.com

DANDO UMA ANUVIADA

UM MOMENTO, MAESTRO!!!!!!!!!!!!!


http://getirana.blospot.com

ESBOÇO PARA UM POEMA AO DIA DA MULHER




enquadramento

eu paro e olho pra menina que não me olha

eu selo os olhos e miro o mundo inteiro

e quando for de novo fevereiro

ela estará de novo na minha

eu sei da reta e do estrago que ela faz

sigo a zero pois zero é do jeito que a coisa vai

manobro o gesto no contexto do momento

o resto eu deixo pro vento

outra forma de se ver as coisas

é deixar que as coisas nos vejam como somos

e do jeito como somos vivo

mortos de desejo pelo que ainda nunca fomos

não repare se a semântica for pesada

pensar de outra forma é sempre uma chance aberta

e novamente aí aparece a reta

curvada no infinito sobre a flutuação do nada













http://getirana.blospot.com