3.9.09

DEU NO 45 GRAUS

Lançado a 3ª Edição do “Lendas da cidade de Pedro II”

No último dia 27 de agosto, no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Pedro II, aconteceu o lançamento da 3ª edição do livro "Lendas da Cidade de Pedro II", organizado pelo professor Ernâni Getirana de Lima. A publicação reúne nove histórias reveladoras do município de Pedro II.

As origens das lendas fazem referência à origem do homem porque são inerentes à condição humana e pro isso revigoram as memórias coletivas dos grupos. Segundo o pesquisador, Jean-Piere Bayard, "a lenda, transformada pela tradição, é o produto inconsciente da imaginação popular".

Desse modo, a maneira desprendida de narrar de Getirana, leva o leitor aos tempos remotos das ruelas de Itamaraty (um dos nomes antigos da cidade de Pedro II) e se faz perene na sensibilidade do leitor de hoje, ao conhecer as mazelas das desilusões nos martírios encantados de um "Cavaleiro Solitário" ou na divagação eterna da noive preterida em "A comedora de Miolo de Criança".

As duas lendas citadas são apenas exemplos das demais que estão reunidas no livro, que traz narrativas tristes, mas encantadoras, já que são contadas com lapidação na linguagem sem artificialidade, cuidadosa, clara e vestida de uma absoluta sedução. O artista plásticos Jackson Cristiano é quem assina as ilustrações da publicação.

Segundo o escritor, o livro foi a maneira encontrada de preencher uma lacuna entre duas gerações. "Minha experiência como professor me fez ver que muitos jovens não tinha conhecimento de certas histórias da época de seus pais e avós. Eu quis então assumir essa função social de juntar essas gerações com a contato de algumas histórias", relata Getirana.

Como resultado da iniciativa do professor Ernâni Getirana, alguns projetos vêm sendo desenvolvidos com base nos relatos reunidos no livro "Lendas da Cidade de Pedro II", que teve a sua primeira edição lançada há 10 anos atrás.



http://www.45graus.com.br/pedro-ii-piaui/47211/lancado_a_3_edicao_do_lendas_da_cidade_de_pedro_ii.html

LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.

Nenhum comentário: