31.8.09

DEU NO DIÁRIO DO POVO



Chega às livrarias do Piauí a 3ª edição (re
vista e ampliada" do livro "Lendas da Cidade de Pedro II", organizado pelo escritor, poeta e pesquisador, Ernâni Getirana. A publicação reúne nove histórias revela-doras do mito fundante da "Terra da Opala". O lançamento aconteceu ontem, às 19h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Pedro II, localizada a 195 km de Teresina.

As origens das lendas fazem referência à origem do homem porque são inerentes à condição humana e pro isso revigoram as memórias coletivas dos grupos. Segundo o pesquisador, Jean-Piere Bayard, "a lenda, transformada pela tradição, é o produto inconsciente da imaginação popular".

Desse modo, a maneira desprendida de narrar de Getirana, leva o leitor aos tempos remotos das ruelas de Itamaraty (um dos nomes antigos da cidade de Pedro II) e se faz perene na sensibilidade do leitor de hoje, ao conhecer as mazelas das desilusões nos martírios encantados de um "Cavaleiro Solitário" ou na divagação eterna da noive preterida em "A comedora de Miolo de Criança".

As duas lendas citadas são apenas exemplos das demais que estão reunidas no livro, que traz narrativas tristes, mas encantadoras, já que são contadas com lapidação na linguagem sem artificialidade, cuidadosa, clara e vestida de uma absoluta sedução. O artista plásticos Jackson Cristiano é quem assina as ilustrações da publicação.

Segundo o escritor, o livro foi a maneira encontrada de preencher uma lacuna entre duas gerações. "Minha experiência como professor me fez ver que muitos jovens não tinha conhecimento de certas histórias da época de seus pais e avós. Eu quis então assumir essa função social de juntar essas gerações com a contação de algumas histórias", relata Getirana.

Como resultado da iniciativa do professor Ernâni Getirana, alguns projetos vêm sendo desenvolvidos com base nos relatos reunidos no livro "Lendas da Cidade de Pedro II", que teve a sua primeira edição lançada há 10 anos atrás.

Além de percorrer várias instituições com palestras que têm como temática as lendas populares, o livro foi usado, segundo Getirana, pela Escola de Samba Skindô na composição do samba-enredo no carnaval de 2002.

Uma banda de rock na Terra da Opala também já aproveitou para levar as lendas para as letras de suas músicas. "Outro projeto que esta-mos pensando, é a adaptação dessas lendas para a linguagem dos quadrinhos e também sonorizar essas histórias e reunir em CD para crianças que ainda não sabem ler", acrescentou Getirana.

Uma proposta mais ousada é traduzir as lendas reunidas pelo professor Ernâni Getirana, para o francês e italiano, fruto de uma parceria com duas estudantes da França e Itália. Atualmente o professor é coordenador do Curso de Letras na Universidade Estadual do Piauí (Unidade Pedro II) e especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí, com pesquisa sobre identidade, memória e religiosidade do Povo de Pedro II.



Diário do Povo


Disponivel em: http://www.muraldavila.com.br/site/?pg=noticia&id=2874
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.

Nenhum comentário: