Espaço democrático para a arte, literatura e todo papo inteligente de quem, como eu, sabe que 'a vida é breve e a arte é longa', como diz o poeta. Bem-vind@ a essa boteco das arte, na TERRA DA OPALA (Pedro II).
1.2.10
REPORTAGAM DA MOSTRA DE DESENHOS (PELO PORTAL LIDER)
O eclético artista, escritor e professor, Ernani Getirana, vai promover a Mostra Cultural intitulada Rabiscos & Esboços. Segundo ele, poucas pessoas conhecem um outro lado do seu trabalho, que é a arte de desenhar. Ele explica que já coleciona mais de quinhentos desenhos feitos por ele, e que quase ninguém conhece.
- Rabiscos & Esboços: um itinerário indentitário bem poderia ser o nome dessa mostra, bem pequena, é verdade, dos mais de 500 desenhos que venho fazendo ao longo desses anos todos.
- A maioria só conhece meu trabalho de escritor. Poucos os meus em música. Quase ninguém os meus pictóricos. Essa é uma boa oportunidade (sobretudo para mim) de mostrar essa outra faceta de minha criação, não sem um certo friozinho na espinha, é claro.
- Desenhar é uma atividade ancestral, atávica, praticada em todas as culturas conhecidas. O traço foi uma invenção monumental dos humanos, pois o traço não existe na natureza. Apenas na mente humana. Com o traço somos capazes de representar o irrepresentável, o ausente, aquilo que de outra forma não se deixaria conhecer.
Getirana explica que as crianças apreciam e gostam de desenho, mas as pessoas adultas 'tiram' a naturalização cultural delas.
- As crianças gostam de desenhar, mas nós, adultos, a escola sobretudo, interferimos demais e tiramos essa “naturalização cultural” delas. O artista, como a criança, é aquele que teima em dizer não a essa interferência.
O escritor lança, este ano, um livro intitulado 'Debaixo da Figueira do Meu Avô'.
A Mostra Cultural acontece na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a partir das 19h30, no Espaço Socio-cultural do Banco do Nordeste em Pedro II.
Por Beto Barros
DIRETO DA REDAÇÃO WWW.RADIOLIDER.COM
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário