3.8.09

Encerramento da disciplina literatura infanto-juvenil movimenta alunos


Publicado em: 03.08.2009 às 11:34:35


Crédito: Divulgação


Alunos fazem apresentação de peças de Teatro Infanto-Juvenil


A conclusão da disciplina Literatura infanto-juvenil, ministrada pela professora Assunção Sousa e Ernâni Getirana para as duas turmas do quinto período de Pedagogia, realizou-se na tarde do dia 31/07, com apresentação de obras literárias infantis nos mais variados gêneros.

Após pesquisa e estudo das obras, as alunas e alunos puderam apresentar de maneira dinâmica e criativa obras como “Chapeuzinho vermelho”, “A bela adormecida” e “Os músicos de Bremem” (conto de fadas), fragmentos do “Sítio do Pica-pau amarelo” e “Fábulas” de Monteiro Lobato, “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, lendas como “O Curupira”, “Não se pode” e “Cabeça de Cuia”, poemas de Vinícius de Moraes, “Uma professora muito maluquinha” do Ziraldo e outros contos contemporâneos.


Durante a disciplina os alunos e alunos fizeram leituras dos mais variados tipos de textos literários procurando compreender a importância da literatura infantil para a formação da criança e para a aquisição do gosto pela leitura. Os alunos também refletiram e discutiram de que forma eles podem construir ou reconstruir sua história de leitura com o propósito de assim terem mais condições de levarem, divertida e prazerosamente, as histórias e poemas infantis para sala de aula.

Para a professora Assunção Sousa, a disciplina também deu oportunidade aos alunos e alunas de questionarem a forma como o texto infantil vem sendo usado em sala de aula, muitas vezes, apenas como pretexto para ensinar aspectos gramaticais. Os valores transmitidos, a adequação do texto conforme a faixa etária e o interesse da criança foram os principais critérios para escolher e desenvolver a prática de leitura em sala de aula.




A aluna Elaine Carvalho Lima (18E5A) disse que a experiência foi gratificante por em prática o que viu em sala de aula. "Enriquece, dá conhecimento, nos dá incentivo a ler mais, coisa que eu não tive oportunidade, quando fui aluna nas primeiras sérias de minha vida.”

Já Eugracilene Melo (18E5A) disse que o mais interessante foi viajar no


mundo imaginário do livro e voltar a ser criança, coisa que vai se perdendo. "Fui buscar outras versões de contos de fadas diferentes do que normalmente se ler nas versões tradicionais. E isso foi muito proveitoso. Mergulhamos nos contos modernos para vermos outros lados". Para ela, o fato de encenar enriquece. "Fez com que se tivesse mais leveza na rotina estafante que tivemos durante este período especial e a disciplina Literatura infantil foi o coroamento, uma festa, no próprio decorrer do curso”.

A aluna Deronilce Brito Sousa (18E5B) comentou que a atividade trouxe novidades. "Mesmo eu não estando em sala de aula me despertou interesse de conhecer mais histórias dirigidas ao público infantil e passar para os alunos, se eu os tivesse. O trabalho final que fizemos em que contamos o enredo da fábula através de fantoches permitiu vivenciarmos as personagens. Imagino isso para a criança. Foi uma experiência maravilhosa!”.

Além do projeto de encenação de literatura infanto-juvenil, os professores Assunção Sousa e Ernâni Getirana também orientaram a criação de livros infantis feitos pelos alunos após aula-passeio no Zoobotânico, que ficará no acervo da Faculdade para consulta de todos. A aula-passeio foi planejada de forma integradora pelas professoras Hilda Mendes e Lindalva Andrade que ministraram a disciplina Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa.


LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO DE LUXO. EM BREVE. GARANTA LOGO O SEU EXEMPLAR.

Nenhum comentário: