9.5.09

VII SALIPI, de 8 a 14 de junho de 2009 TERESINA-PI





A sétima edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi lançada nessa quinta-feira (16). Neste ano, o evento faz uma homenagem à escritora piauiense Alvina Gameiro, aos 100 anos de morte de Euclides da Cunha e ao cinquentenário de morte de Villa Lobos.

Consolidado no calendário cultural do Piauí, o Salipi ocorrerá no período de 8 a 14 de junho, no Complexo Cultural Clube dos Diários, Praça Pedro II e Central de Artesanato Mestre Dezinho.

Segundo o professor Luiz Romero, presidente da Fundação Quixote, o Salipi cresce a cada edição e a meta para 2009 é levar ao espaço 200 mil pessoas durante sete dias em que Teresina respira literatura e música.

Um dos idealizados do evento, o professor Wellington Soares, coordenador de Comunicação Social do Estado, diz que o Salipi ganhou reconhecimento do piauiense, dos escritores e artistas convidados de forma que desde a primeira edição foi abraçado pelo público. Segundo Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o povo deu o brilho especial à festa.



Wellington Soares e o músico Feliciano Bezerra Para o coordenador Wellington Soares, o Salipi está maior e melhor e para esta edição estão confirmadas as presenças dos escritores Laurentino Gomes (PR), Senel Paz (Cuba), José Castello (PR), Isabel Ferreira (Angola), Arnaldo Bloch (RJ), José de Nicola (SP), Carlos Nejar (RJ), Márcio Trigo (RJ), Zuenir Ventura (RJ), Paulo César de Araújo (BA), Ignácio de Loyola Brandão (SP), além das cantoras Rita Ribeiro, que faz o encerramento; e Patrícia Mellodi.
No lançamento, Luiz Romero apresentou o Selo do Salipi e durante a solenidade foram homenageados o jornalista Garrincha, a Casa Meio Norte, dirigida pelas professoras Ruthnéia Lima e Osana Morais, a professora Luiza Amaro, coordenadora do Projeto Luneta, realizado na escola municipal Delfina Borralho e ainda a contadora de história Anna Miranda.

Por ser o maior evento literário do Piauí, o Salipi conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Setut, dentre outros parceiros.

No lançamento estavam presentes a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, que representou o governador Wellington Dias; o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Cineas Santos, que representou o prefeito Sílvio Mendes, jornalistas, escritores e professores.


http://cruvianadepedroii.blogspot.com

Nenhum comentário: