Espaço democrático para a arte, literatura e todo papo inteligente de quem, como eu, sabe que 'a vida é breve e a arte é longa', como diz o poeta. Bem-vind@ a essa boteco das arte, na TERRA DA OPALA (Pedro II).
25.12.09
CONVERSA SOBRE O JORNALECO
22.12.09
VOLTANDO DEPOIS DE ALGUM TEMPO
2.12.09
JORNALECO: 10 ANOS DEPOIS
LITERATURA EM REVISTA (Apresentação de atividades literárias)
ESPAÇO DO BANCONO NORDESTE
JORNALECO: Dez anos depois
Dia 18, sexta, 19h30
Convidados: Ernâni Getirana, Ivanilda Amaral e Franklin Dane (Pedro II)
Em 1999 três amigos (Ernani Getirana, Ivanilda Amaral e Franklin Dane) uniram-se e criaram um jornal que de tão simples e despretensioso recebeu o nome de Jornaleco. Contudo, logo depois do impacto positivo da primeira edição, aquele jornalzinho teimou em crescer e de repente era o assunto da cidade, sendo usado largamente nas escolas públicas e privadas, como material de apoio didático e informativo. 60min.
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
ESPAÇO DO BANCONO NORDESTE
JORNALECO: Dez anos depois
Dia 18, sexta, 19h30
Convidados: Ernâni Getirana, Ivanilda Amaral e Franklin Dane (Pedro II)
Em 1999 três amigos (Ernani Getirana, Ivanilda Amaral e Franklin Dane) uniram-se e criaram um jornal que de tão simples e despretensioso recebeu o nome de Jornaleco. Contudo, logo depois do impacto positivo da primeira edição, aquele jornalzinho teimou em crescer e de repente era o assunto da cidade, sendo usado largamente nas escolas públicas e privadas, como material de apoio didático e informativo. 60min.
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
EM NOITE DE POESIA NA CHURRASCARIA NOVA BRISA -THERESINA
1.12.09
INGRA. NÃO ESQUEÇAM O NOME DELA
Conheci Ingra no XXV Sarau Ágora, ideia do brilhante João Carvalho, na churrascaria Nova Brisa. Ingra (en)canta. Agora, abro meu orkut no orkut dela e tá lá essa mensagem carinhosa dela pra mim. Eu a autorizei a adptar o poema para "Poema para Ingra".
"Uma das surpresas mais deliciosas da minha vida foi ouvir um dos maiores poetas do Piauí, Ernâni Getirana, dizendo que iria recitar um poema, chamado "poema para Ana", mas que iria estender ele a mim naquela noite, me surpreendi mais ainda quando ouvi o poema, sensação indescritível... Muito especial, por isso aí está..."
poema para Ana
(para Ana Beatriz)
teu canto
é nosso canto, em qualquer canto,
quando de tua garganta brotam
anjos de açúcar
que vem aquiescer
nossas almas tão carentes, apáticas
no entorno de ti
o som torna-se fera domada
nos timbres, nos entalhes e torrentes
que teu espírito nivela
ou, agudo, eleva
ao mais alto ponto da escala
teu canto é pura calma (em chamas)
de tua garganta que não se cala
e quando fala já canta
e invade a porta invisível da sala
da alma da gente
tão vivente, galáctica!
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
29.11.09
15.11.09
SOBRE O ROMANCE CAIM DE SARAMAGO
Pilar del Río
Li várias vezes, traduzi-o inclusivé para castelhano, o último romance de José Saramago “Caim”, uma fábula humana, tão humana que pensei que iria provocar perguntas humanas. Para minha surpresa, tal não ocorreu.
De imediato, uma parte da sociedade começou a falar de Deus e da Bíblia, corrente de ar fresco que se agradece se tivermos em conta o teor de outras polémicas, mas ninguém assinalou o que do meu ponto de vista é essencial neste livro: que o género humano não é de fiar. Sim, os seres racionais, os que levantam edifícios, constroem pontes e compõe sinfonias, esses mesmos que declaram guerras por um território, por um capricho, por uma bandeira ou por um Deus nasceram loucos e loucos continuam a viver tantos milénios depois de Adão e Eva ou do Big Bang, chame-lhe cada um o que queira. Só a gente sem sentido se pode atribuir a autoria das fábulas religiosas que povoam a terra até aos dias de hoje, porque todas as civilizações se organizam em volta de uma divindade e todas elas se baseiam no sacrifício e no sangue. Se é verdade que em Creta o ritual levava donzelas virgens ao minotauro, e que as civilizações pré-colombinas realizavam sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses, como tantos povos africanos, o ranking da exigência sacrificial é ganho pela religião que apresenta o seu próprio Deus executado numa cruz após ter padecido terríveis torturas que o levaram até a suar sangue.
Que atracção mórbida têm os homens para inventar, ao longo dos tempos, religiões terríveis a que logo se escravizam? Que paixão aturdiu a humanidade levando-a a impor-se a si mesma códigos e proibições canalhas, ameaçar-se com fogos eternos, condenar-se absurdamente por toda a vida, centrar a existência em tabus alheios ao sentido comum e fazer de normas desumanas guias de conduta e de condenação? Sim: os chamados seres racionais estão loucos, por isso talvez não mereçam a existência. Essa é, em meu entender, a síntese do romance de Saramago, uma perplexidade que se afirmou em cada leitura: Não somos de fiar, Caim tinha razão ao executar o seu plano se nós seres humanos somos tão crueis, tão maus, tão aborrecíveis, que quando queremos inventar um ser superior temos que o carregar de sangue, ódio, morte, renúncia, sacrifício. O rancor do Deus da bíblia é o rancor que os humanos inventaram, dado que foram os seres humanos que propuseram as diferentes figuras divinas. E a crueldade, a velhacaria, o ardor guerreiro e o espírito de vingança são construções humanas a que se deu corpo legal e religioso para, de seguida, submeter-se com uma ligeireza insuportável. “Escravos de um Deus fictício” escreveu alguém, e é verdade: seja no Islão, nas religiões africanas ou ameríndias, no judaísmo, no cristianismo nas suas distintas variantes ou noutras confissões, em todas estão os códigos e o pecado. Numas impõem burkas, noutras proíbem fazer amor sem passar por um altar, e lapidam na vida terrena ou condenam à eternidade se se tratam com uma transfusão ou se investigam com células-mãe. E todas estão convencidas da sua excelência, da sua legítima capacidade para condenar, por exemplo, os homossexuais - todas as religiões têm uma fixação com o sexo, o que demonstra quão humanas são - e todas se sabem e sentem superiores. Nenhuma vê ridículos e fátuos os seus rituais, embora não entenda os dos vizinhos, são bárbaros uns para os outros, nunca amigos, nunca próximos: no universo religioso é onde mais claramente fica demonstrado que os humanos ao longo da sua passagem pelo mundo procuraram sempre motivos para o confronto e que, como ficou dito, a religião é um dos maiores, a par da bandeira e do território, três grandes falácias para dividir uma mesma espécie. Três grandes fraudes.
Deus é de fiar? Deus não existe fora das cabeças dos homens, logo são os homens os que não são de fiar, nem eles nem as suas obras. Filhos de dogmas e preconceitos, herdeiros de tradições sem sentido, de superstições e de medos, os homens não souberam aproveitar a modernidade para combater o descaramento do irracional. Inclusivé, o homem ocidental, o que se crê centro do mundo e dono dos melhores conceitos, revolve-se intranquilo se alguém, como Saramago, e não só, questiona supostas verdades reveladas. Isso sim, defende a sua interpretação com ar de superioridade, partindo da certeza de saber-se melhor que outros, que condenam com a fatwa, apenas porque há dois séculos que no Ocidente se acabaram os julgamentos da Inquisição e os anátemas não são queimados na praça pública. Barbárie que continua a existir noutros lugares do mundo, também humanos, estados teocráticos, onde povos vivem oprimidos por leis atribuídas a Deus, por lendas e contos escritos, uns após outros, por homens sem misericórida, com o mesmo afã dominador e predador.
O romance de Saramago não é contra Deus. Lamento contrariar os que assim pensam. Saramago, na sua ficção, volta a escrever um ensaio sobre a cegueira. A humana cegueira que, para além de impedir a visão, impede que haja claridade no mundo, que este planeta perdido no universo seja um lugar sem luz e sem outros belos dons que nos fariam mais livres e felizes. Os homens inventaram Deus e agora parece que esperam que o mesmo Deus os salve porque, enfrentando-se entre eles e com os seus medos, não são capazes de desmontar esta rede de artifícios e dizer “já chega” de escravidão e estultícia. Sigamos então por caminhos marcados por lendas, com interpretações simbólicas ou não, mas tenhamos ao menos a decência de atribuir-nos a sua autoria: a de havermos criado a divindade e toda a dor e sacrifício que os deuses supostamente impuseram ao mundo. À imagem e semelhança do ser humano.
Pilar del Río
Jornalista
Artigo publicado no Diário de Notícias a 29 de Outubro de 2009
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
Li várias vezes, traduzi-o inclusivé para castelhano, o último romance de José Saramago “Caim”, uma fábula humana, tão humana que pensei que iria provocar perguntas humanas. Para minha surpresa, tal não ocorreu.
De imediato, uma parte da sociedade começou a falar de Deus e da Bíblia, corrente de ar fresco que se agradece se tivermos em conta o teor de outras polémicas, mas ninguém assinalou o que do meu ponto de vista é essencial neste livro: que o género humano não é de fiar. Sim, os seres racionais, os que levantam edifícios, constroem pontes e compõe sinfonias, esses mesmos que declaram guerras por um território, por um capricho, por uma bandeira ou por um Deus nasceram loucos e loucos continuam a viver tantos milénios depois de Adão e Eva ou do Big Bang, chame-lhe cada um o que queira. Só a gente sem sentido se pode atribuir a autoria das fábulas religiosas que povoam a terra até aos dias de hoje, porque todas as civilizações se organizam em volta de uma divindade e todas elas se baseiam no sacrifício e no sangue. Se é verdade que em Creta o ritual levava donzelas virgens ao minotauro, e que as civilizações pré-colombinas realizavam sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses, como tantos povos africanos, o ranking da exigência sacrificial é ganho pela religião que apresenta o seu próprio Deus executado numa cruz após ter padecido terríveis torturas que o levaram até a suar sangue.
Que atracção mórbida têm os homens para inventar, ao longo dos tempos, religiões terríveis a que logo se escravizam? Que paixão aturdiu a humanidade levando-a a impor-se a si mesma códigos e proibições canalhas, ameaçar-se com fogos eternos, condenar-se absurdamente por toda a vida, centrar a existência em tabus alheios ao sentido comum e fazer de normas desumanas guias de conduta e de condenação? Sim: os chamados seres racionais estão loucos, por isso talvez não mereçam a existência. Essa é, em meu entender, a síntese do romance de Saramago, uma perplexidade que se afirmou em cada leitura: Não somos de fiar, Caim tinha razão ao executar o seu plano se nós seres humanos somos tão crueis, tão maus, tão aborrecíveis, que quando queremos inventar um ser superior temos que o carregar de sangue, ódio, morte, renúncia, sacrifício. O rancor do Deus da bíblia é o rancor que os humanos inventaram, dado que foram os seres humanos que propuseram as diferentes figuras divinas. E a crueldade, a velhacaria, o ardor guerreiro e o espírito de vingança são construções humanas a que se deu corpo legal e religioso para, de seguida, submeter-se com uma ligeireza insuportável. “Escravos de um Deus fictício” escreveu alguém, e é verdade: seja no Islão, nas religiões africanas ou ameríndias, no judaísmo, no cristianismo nas suas distintas variantes ou noutras confissões, em todas estão os códigos e o pecado. Numas impõem burkas, noutras proíbem fazer amor sem passar por um altar, e lapidam na vida terrena ou condenam à eternidade se se tratam com uma transfusão ou se investigam com células-mãe. E todas estão convencidas da sua excelência, da sua legítima capacidade para condenar, por exemplo, os homossexuais - todas as religiões têm uma fixação com o sexo, o que demonstra quão humanas são - e todas se sabem e sentem superiores. Nenhuma vê ridículos e fátuos os seus rituais, embora não entenda os dos vizinhos, são bárbaros uns para os outros, nunca amigos, nunca próximos: no universo religioso é onde mais claramente fica demonstrado que os humanos ao longo da sua passagem pelo mundo procuraram sempre motivos para o confronto e que, como ficou dito, a religião é um dos maiores, a par da bandeira e do território, três grandes falácias para dividir uma mesma espécie. Três grandes fraudes.
Deus é de fiar? Deus não existe fora das cabeças dos homens, logo são os homens os que não são de fiar, nem eles nem as suas obras. Filhos de dogmas e preconceitos, herdeiros de tradições sem sentido, de superstições e de medos, os homens não souberam aproveitar a modernidade para combater o descaramento do irracional. Inclusivé, o homem ocidental, o que se crê centro do mundo e dono dos melhores conceitos, revolve-se intranquilo se alguém, como Saramago, e não só, questiona supostas verdades reveladas. Isso sim, defende a sua interpretação com ar de superioridade, partindo da certeza de saber-se melhor que outros, que condenam com a fatwa, apenas porque há dois séculos que no Ocidente se acabaram os julgamentos da Inquisição e os anátemas não são queimados na praça pública. Barbárie que continua a existir noutros lugares do mundo, também humanos, estados teocráticos, onde povos vivem oprimidos por leis atribuídas a Deus, por lendas e contos escritos, uns após outros, por homens sem misericórida, com o mesmo afã dominador e predador.
O romance de Saramago não é contra Deus. Lamento contrariar os que assim pensam. Saramago, na sua ficção, volta a escrever um ensaio sobre a cegueira. A humana cegueira que, para além de impedir a visão, impede que haja claridade no mundo, que este planeta perdido no universo seja um lugar sem luz e sem outros belos dons que nos fariam mais livres e felizes. Os homens inventaram Deus e agora parece que esperam que o mesmo Deus os salve porque, enfrentando-se entre eles e com os seus medos, não são capazes de desmontar esta rede de artifícios e dizer “já chega” de escravidão e estultícia. Sigamos então por caminhos marcados por lendas, com interpretações simbólicas ou não, mas tenhamos ao menos a decência de atribuir-nos a sua autoria: a de havermos criado a divindade e toda a dor e sacrifício que os deuses supostamente impuseram ao mundo. À imagem e semelhança do ser humano.
Pilar del Río
Jornalista
Artigo publicado no Diário de Notícias a 29 de Outubro de 2009
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
14.11.09
2.11.09
22.10.09
21.10.09
DIVULGEM MAIS ESSA POUCA VERGONHA
"Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade,
seria desigualdade flagrante, e não igualdade real."
(Rui Barbosa)
Fim do 13º já foi aprovado na Câmara
Enquanto a gente se distrai com estas CPIs o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe...vejam essa:
Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB)
Para conhecimento,
O fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT.
Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado.
Provavelmente será votado após as eleições, é claro...
A maioria dos deputados federais que estão neste momento tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário, inclusive da Licença Maternidade e Férias (pagas em 10 vezes) são do PFL e PSDB.
As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.
Conheça os nomes dos "nobres senhores" que votaram a favor deste projeto em todo Brasil. Por favor, repassem para o maior número de pessoas possível, afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições:
1- INOCÊNCIO OLIVEIRA - PFL
2- JOEL DE HOLLANDA - PFL
3- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA - PFL
4- OSVALDO COELHO - PFL
5- ARMANDO MONTEIRO - PMDB
6- SALATIEL CARVALHO - PMDB
7- PEDRO CORRÊA - PPB
8- RICARDO FIÚZA - PPB
9- SEVERINO CAVALCANTE - PPB
10- CLEMENTINO COELHO - PPS
11- CARLOS BATATA - PSDB
12- JOÃO COLAÇO - PSDB
13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO - PSDB
DIVULGUEM!!!
Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos!!!!!
E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar????
Cadê os caras pintadas???? Povo que derruba presidente??????
Gente é hora de acordar antes que seja tarde d+!!!!!!!!!!
NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!!!!!
Divulguem!!! E não fique só reclamando do nosso país!!!!
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
16.10.09
DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA
5.10.09
PRIMA SOCORRO FADA DA CRUVIANA
Caro Ernâni
(que intimidade, hein?)
Compartilho com você a idéia de que seria mais interessante, mais nosso, o nome Festival de Cruviana para o Festival de Inverno de Pedro II. Quantas vezes o meu pai mostrou o cÃ?u e brincou com a gente, os seus filhos: Hoje é noite de CRUVIANA! E nós, como todos os moradores, sabíamos que naquele noite a gente ia "bater o queixo de frio".
Agora meu caro Ernâni, me explico: Estava vendo alguma coisa na Internet (recurso que eu ainda tenho minúscula intimidade) e dei de cara com você. Que bom! Que felicidade! E, ainda por cima, Ernâni, usando uma expressão tão familiar da minha infância. (E, eu não vou dizer da minha infância distante porque ela me é muito presente, graças a Deus). Quem te falou de CRUVIANA? Foi a Lilita? Foi o Deusdedit? Foi mais alguém? A madrinha Maria, por exemplo?
Um abraço, meu primo. Um grande abraço.
Socorro Oliveira
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
4.10.09
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE PEDRO II
24.9.09
DAVID LUCA, O REIZINHO
Hoje subimos o monte elevado da Serra dos Matões, e era bem alto, pudemos ver toda a paisagem em nossa frente, que é a beleza de Pedro II que tanto amamos.
David Luca será que você já sabe o que é ter por perto uma vovó? Não sabes?
Vou te contar. A vovó tem o carinho, o sorriso mais doce, uma ternura sem comparação.
Quando você ainda era uma sementinha, essa sua vovozinha já se preparava e guardava um amor profundo pra te dar, queria saber como seria o seu rostinho, o seu jeitinho e agora com você no colinho ela continua pensando: como você vai ser quando crescer.
David Luca, você é um reizinho, nem pode imaginar a agitação que foi a sua chegada, a sua mamãe ficou duplamente feliz por você ter chegado embrulhado pra presente, seu pai então, nem se fale, ficou todo orgulhoso, e só tinha olhos pra você. O vovô Ernâni olhava pra você e dizia com um tremendo vozeirão... é a minha cara.
A tia Raquel ficou toda inchada, e ganhou um novo brilho no olhar, até o tio Afonso esbanjou sorrisos na sua chegada e disse que vai ser seu amigão.
David Luca, não tenha pressa de crescer, deixe essa turminha agitada curtir muito o seu jeitinho de ser, de fazer denguinho, de querer carinho, você chegou em missão de paz, tem mil anjos cuidando de você.
David Luca tive o imenso prazer de conhecê-lo pessoalmente ao seu ninho de conforto e ao ser apresentado você estava dormindo na minha visita, de repente ouvi um chorinho: deixem eu ver o tio Raimundo?
David Luca, com certeza você é um presente e uma benção de Deus, só desejo que você seja feliz.....e a coisa mais mais divina que há no mundo é viver cada segundo, como nunca mais.
(TEXTO ENVIADO POR RAIMUNDO HORÁCIO, de São paulo).
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
SITES IMPORTANTES QUE ME FORAM ENVIADOS PELO FREI FERNANCIO
ATENÇÃO : Divulgue este e-mail aos amigos
01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o
site Gastarpouco.
www.gastarpouco.com
02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar
documentos via internet:
www.cartorio24horas.com.br/index.php
03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por
cidade, por faixa de preços, reservas etc.:
www.hotelinsite.com.br
04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas
cidades, a transportadora, preços e horários:
https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'
05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por
número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:
www.soleis.adv.br
06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua
casa,chegadas e partidas:
www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=
07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas
telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'
08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade
ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua
cidade:
www..mapafacil.com.br
09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp
10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância
entre as cidades:
www.dnit.gov.br
11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar
ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às
viaturas da DPRF é imediato:
www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa.
Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
www.102web.com.br
13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp
14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER
SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html
15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e
filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
www..picasa.com
16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e
eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja,
manipulado como você o desejar:
www.mozilla.org.br/firefox
17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com
18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm
19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
www.a9.com
20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
www.historiadobrasil.com.br
21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
www..verbix.com
22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html
23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
www.dropload.com
24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
www.sendthisfile.com
25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje,
informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis
para Pessoa Física:
www.debit.com.br
26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros
computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES
FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador
para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou
celular:
www.skype.com
27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.
www.indkx.com/index.htm
28 .. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao
redor do mundo:
www.earthcam.com
ATENÇÂO : Divulgue este e-mail aos amigos
'Deixe que o conhecimento se propague....'
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o
site Gastarpouco.
www.gastarpouco.com
02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar
documentos via internet:
www.cartorio24horas.com.br/index.php
03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por
cidade, por faixa de preços, reservas etc.:
www.hotelinsite.com.br
04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas
cidades, a transportadora, preços e horários:
https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'
05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por
número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:
www.soleis.adv.br
06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua
casa,chegadas e partidas:
www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=
07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas
telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'
08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade
ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua
cidade:
www..mapafacil.com.br
09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp
10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância
entre as cidades:
www.dnit.gov.br
11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar
ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às
viaturas da DPRF é imediato:
www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa.
Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
www.102web.com.br
13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp
14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER
SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html
15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e
filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
www..picasa.com
16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e
eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja,
manipulado como você o desejar:
www.mozilla.org.br/firefox
17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com
18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm
19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
www.a9.com
20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
www.historiadobrasil.com.br
21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
www..verbix.com
22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html
23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
www.dropload.com
24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
www.sendthisfile.com
25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje,
informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis
para Pessoa Física:
www.debit.com.br
26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros
computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES
FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador
para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou
celular:
www.skype.com
27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.
www.indkx.com/index.htm
28 .. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao
redor do mundo:
www.earthcam.com
ATENÇÂO : Divulgue este e-mail aos amigos
'Deixe que o conhecimento se propague....'
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
23.9.09
TELESCÓPIO HUBBLE EM ÓRBITA TERRESTRE
O VELHO TAMBORIL DO MERCADO CENTRAL DE PEDRO II-PI
Tamboril (Planta)
Origem: Wikipédia, a enciclopéida livre
O Tamboril (Enterolobium maximum Ducke) é uma árvore de origem brasileira, frondosa, sem cheiro, de cerne marrom-claro a cinza-rosado, típica das matas da região do Pará, Amazonas e Mato Grosso. Ao contrários das madeiras-de-lei, possui baixa durabilidade ao ataque de fungos, cupins e insetos de madeira seca. Apesar disso, é muito utilizada na fabricação de móveis e brinquedos, pois é de fácil manejo e acabamento. De crescimento rápido, pode chegar a mais de quatro metros em dois anos.
Outros nomes populares: Fava-bolacha, fava-orelha-de-negro, fava-tamboril,faveira-grande, monjobo,timbaúba, orelha-de-negro.
Bem lembrado pelo primo Ernâni, ali embaixo da frondosa àrvore fui um madrugador e pude saciar a minha fome degustando um belo café com bolo de goma preparado pela saudosa Olinda.
(RAIMUNDO HORÁCIO, de São Paulo).
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
21.9.09
O AUTOR LADEADO POR SUAS PERSONAGENS (A Mulher de Branco e Rosa Doida)
19.9.09
NÓS NO "CÁ E LÁ"
Como diz o poeta, "os dias voam comigo nas asas." Pois não é que outro dia mesmo, 27 de agosto, partimos de Brasília e já se passaram 3 semanas? A Expedição avança para o seu final e queremos deixar o relato da visita a Pedro II, a última cidade visitada por nós no Piauí. Uma cidade serrana, a 600 metros do nível do mar e com um clima muito ameno, tanto que é considerada "a Suiça Piauiense"! Sua principal atividade econômica é a mineração da opala, que atrai compradores de todo o mundo.
E no evento organizado pela Secretaria de Turismo, tivemos casa cheia. Mais de uma centena de estudantes de Letras e Pedagogia da UESPI estiveram por lá e a conversa avançou pela tarde de sábado.
Aqui conhecemos um dos grandes contadores de história da cidade, o professor Ernani Getirana, veterano professor, mobilizador da juventude e dono de uma conversa tão envolvente, que poderíamos estar lá até hoje ouvindo seus 'causos'. Autor do livro Lendas da Cidade de Pedro II, Ernani narra histórias fantásticas como o Montador de Cachorro pro Inferno; a Comedora de Miolos de Criança; a Sereia do Pirapora; o Cospe-cospe e muitas outras. Como a edição é do autor, quem se interessar pelo livro, entre em contato direto no endereço: ernani_lima@ig.com.br
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
18.9.09
TV AO VIVO
É SÓ CLICAR EM "TV AO VIVO" ACIMA E ASSISTIR.
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
LIVRO "LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II" - 3ª EDIÇÃO - JÁ à venda.
Assinar:
Postagens (Atom)